quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Estórias de Nioki - o Shôr Lopes!

Como o prometido é devido cá vai uma estória de Nioki, a do shôr Lopes esse tri-fásico, pois numa frase chega a utilizar 3 linguas (Português, Francês e Lingwala -dialecto local). Era "Olha vou ali ao Magasin, checher un papier, queres vir?" ou ainda "É amanhã que vou faire un inventaire dans le magasin, vens?". Era como a nossa comunicação fosse mágica e especial, mas depois apercebi-me que das duas uma, ou o tipo está cá à muito tempo ou está apenas a armar-se em emigrante-que-têm-a-mania-que-é-bom-apenas-porque-transmite-uns-sons-em-Francês. Claro que a opção nº 1 é a mais acertada pois se não estou em erro o Shôr Lopes está cá no Buraco vai para mais de 40 anos! É muito ano!

Para terem uma ideia de como é o Shôr Lopes é só entrarem numa qualquer tasca portuguesa e olhar para um velhote de cigarro na boca e a tossir compulsivamente. Magro, cabelos brancos, meias brancos com os seus sapatos.

Como fui a Nioki a trabalho e uma das minhas tarefas era tirar um raio-x do departamento do Shôr Lopes, passei algum tempo a importuna-lo. Eu fazia perguntas sobre isto, sobre aquilo e o velhote Lopes sempre muito prestável lá me ia respondendo. A frase que eu mais terei ouvido deste senhor fi "Está a ver isto aqui não é Kinshasa, temos tudo controlado!" ao que eu tinha sempre de responder "Pois, parece que sim."

Mas a frase que eu nunca hei-de esquecer foi a que proferiu sobre a enfermeira da A.M.I. que está lá a trabalhar no Hospital de Nioki. "Tu é que a podias aproveitar, ela ainda aí sem fazer nada. E olha que até é jeitosa!" ao que eu timidamente apenas me ri!
Apena tenho pena de não lhe ter tirado uma foto mas um dia ainda hei-de conseguir!

Beijinho e/ou abraços e até nova oportunidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOL


Costinha... és Grande!!!!

tita disse...

quase um tipico self made man!! que mais queres tu? um poliglota do mênhor, um sujeito que se sabe vestir a rigor, e ainda por cima da nas bistas!! ò Pedrito tens de subir os padrõezinhos...bjs

tita disse...

`já me tinha esquecido, quando actualizas o blogue?? é só gajas e depois nos por ca ficamos a ver o comboio passar. vai mas é trabalhar...